História de Mafalda – Como surgiu?
Mafalda ganhou vida nos cartoons em 1964 pelas mãos do talentoso cartonista Joaquín Salvador Lavado mais conhecido como Quino, que a criou para uma campanha publicitaria porém como a campanha acabou não acontecendo a personagem foi utilizada na revista “Primeira Plana”, após um tempo as tiras passaram a ser publicadas no jornal “El Mundo” e por fim, suas ultimas publicações foram no semanário “Siete Días Illustrados” no ano de 1973. Após essa data Quino só voltou a publicar para uma campanha da Unicef, sobre a “Declaração dos Direitos da Criança”.
Apesar do pouco tempo que esteve em publicação contínua, o sucesso da garotinha foi tanto que até os dias atuais as tiras da Mafalda são admiradas, publicadas e compartilhadas (aposto que você ou algum amigo seu já compartilhou alguma tinha no face!).
Malfada não tinha papas na língua, esperta como era, não fugia dos assuntos polêmicos, alias, esses eram seu assunto preferido, em tudo ela dava seus pitacos, nada escapava da sua visão critica do mundo e de seu inconformismo.
Com seu jeito rebelde e suas perguntas impertinentes Mafalda ganhou a admiração de seus leitores não só na América como também na Europa (mais famosa que muito ídolo teen).
Se tem uma coisa que nossa chica não gosta de jeito nenhum é de sopa (eu também não!), e não é que a bendita aparece em varias tirinhas, pobre Mafalda, sempre tendo que comer o que não gosta.
Mas é claro que ela não estava sozinha, tinha uma turminha que a acompanhava em suas indagações sobre o mundo.
Os pais de Mafalda Pelicarpo (papá) e Raquel (mamá) aparecem nas tiras desde o primeiro ano de criação (1964), os demais personagens foram sendo criados por Quino ao longo dos anos. Após alguns anos Mafalda ganha um irmãozinho (1968), assim como ela Guille é um garotinho muito esperto. A família de Mafalda representa uma tipica família de classe media, seu pai coitado trabalha como um condenado. Sua mãe não tem tempo para nada, sempre está ocupada com as tarefas do lar.
https://espanholsemfronteiras.com.br/mafalda-tirinhas-e-historia/
Comentários
Postar um comentário